segunda-feira, 24 de maio de 2010

Trabalho - sistema linfatico

Introdução

O sistema linfático compreende estruturas que participam seja do sistema circulatório, como do sistema hemopoiético (por isso fala-se de sistema).

É composto por linfonodos, presentes em muitos órgãos, e de um sistema vascular, semelhante ao venoso, no qual passa a linfa.

A linfa, proveniente dos tecidos intersticiais de vários órgãos, é um líquido semelhante ao plasma sanguíneo e é capaz de coagular. Contem em número muito variável de linfócitos (de 300 a dezenas de milhares por mm3) e a sua produção diária é de alguns litros.

A quantidade de linfa produzida é relacionada àquela do líquido intersticial.
Este último preenche todos os interstícios do corpo humano que não são ocupados pelas células e outras formações estruturadas (com exceção das cavidades serosas e dos órgãos com cavidade), e é produzido continuamente.

O que é e funções do sistema linfático
O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.

Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.

Uma outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.

Para entendermos o que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à corrente sanguínea, e, como já vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação.

É importante saber que os capilares sanguíneos e os capilares linfáticos possuem funções bem diferentes, pois no caso dos primeiros, há a entrada e saída de substâncias, já no segundo, ocorre apenas a entrada destas.

O capilar linfático não realiza trocas, ele somente coleta o líquido com o que tiver nele, as trocas são realizadas pelo sangue. É o sangue que faz o transporte de nutrientes e remoção de toxinas, ou seja, é pelo sangue que são realizadas as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo.

Em suma, o sistema linfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguínea e metástases (células sanguíneas que se soltam do tumor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário