Bioestatistica
Pacientes com infarto agudo do miocárdio e os fatores que interferem na procura por serviço de emergencia:Implicações para a educação em saude.
Foi realizado um estudo de 112 pacientes com diagnostico de infarto com supradenivel do seamento ST. Desses 99 (88%) procuraram o serviço de saude uma hora após o inicio do evento, foi relatado que 25(24%) dos pacientes tomaram como primeira atitude a automedicação. Conclui-se que o reconhecimento dos sinais e dos sintomas de infarto agudo do miocardio (IAM) pelo paciente e fator determinante para a procura por atendimento especializado.
Introdução
O IAM pode apresentar-se sob duas formas distintas observadas atraves de criterios eletrocardiograficos que compreendem o IAM com supradesnivelamento do seamento ST eo IAM sem supradesnivelamento ou infradesnivelamento do seamento ST. O ponto chave para o tratamento do IAM vcom supra ST esta relacionado ao tempo de instituição da terapia de reperfusão. A recanalização arteral em tempo habil traz inumeros beneficios para a presevação da função ventricular e aumento da sobrevida.Os fatores que podem estar relacionados com o retardo de procurar auxilio medico pode estar relacionado ao não reconhecimento por parte dos pacientes como sendo um evento cardiaco.Esse trabalho tem por pbjetivo estimar o tempo decorrido entre o inicio dos sinais e dos sintoms so IAM ate a chegada ao setor de emergencia cardiológica e os fatores que influenciam nesse processo.
Métodos
Para avaliação da intensidade da dor foi utilizada a escala de graduação numerica, que varia de 0 -10 pontos, sendo 0 nenhuma dor e 10 pior.O desfecho avaliado nesse estudo foi delta T. definindo como o tempo decorrido entre o inicio dos sintomas relatado pelo paciente ate a chegada no SE. Para comparação entre variaveis categoricas foram utilizados os testes exato de Fisher o qui-quadrado de Person. Em todas as analises utilizou-se o nivel de significancia a =5%(p< 0.05).
Resultados
Do total dos pacientes 89(84%) apresentam dor retoresternal. A caracteristica apresentada foi um tipo de ardência. 82(73.2%) pacientes apresentaram irradiação para outra parte do corpo como membros superiores 24(29.3%)os sintomas foram sudorese 35(38.8%) nauseas e vomitos 24(26.6%) sendo que apenas 22(19.6%) tiveram dor como manifesto isolado. Quando comparados os pacientes que não reconhecem os sintomas de dor toraxica.com os que reconehcem um evento cardiaco estes apresentam um delta T significamente menor.
Conclusão
A prevenção de novos eventos assim como a conscientização para redução dos fatores de risco modificaveis são aspectos que devem ser enfatizados para a população de baixo oui alto risco. Com limitações de estudo menciona-se o fato de alguns pacientes terem sido transferido para outras instituições.Tendo em vista que muitas vezes depende do aceite e da disponibilidade de leito na outra instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário